terça-feira, 3 de novembro de 2009

Encontrando os valores da família (parte I)


“Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até achar?” (Lucas 15:08)

Este texto fala sobre a perda dos valores das famílias. O que devemos fazer quando os valores estão sendo minados? Estamos vivendo em um século onde muitas vezes as pessoas ficam temerosas com respeito à família. No entanto, os valores que desenvolvemos na família são aprendidos. Ou seja, você só pode dar aquilo que recebeu.

VALORES PERDIDOS

É muito importante que os valores estejam claros nas famílias. Infelizmente, muitas vezes passamos por experiências externas durante a vida e perdemos valores que nossos pais nos passaram. Com a revolução industrial os pais saíram de casa para trabalhar. Querendo ou não, esta mudança na história trouxe consequências. Depois veio uma nova onda pós-guerra em que a mulher tinha que sair para o trabalho, ou seja, o filho que não tinha mais o pai, ficou sem a mãe.

No projeto original de Deus, como é descrito na Bíblia, significa que o pai é mentor, ou seja, aquele que acompanha todo o crescimento do filho. No entanto, as famílias perderam os valores não porque quiseram perder, mas por causa, também, de todos estes adventos sociais.

Como igreja somos voz profética na geração. E, hoje em dia, já acontece em alguns casos, em reuniões de pais e mestres não mais a presença de pais, mas a presença de babás e motoristas que representem pais que estão muito ocupados. Você não pode permitir que esta próxima geração entregue seus filhos a estranhos. A escola não substitui os pais. São valores que vão se perdendo.

Bpa. Lúcia Rodovalho - 16-10-2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário